28 de janeiro de 2012

Vídeos: O Guarani de Carlos Gomes, Abertura. Orquestra Sifônica de Teresina e Turíbio Santos

Muito boa a iniciativa da Prefeitura Municipal de Teresina, ao implementar o projeto Música depois da Missa. A Orquestra Sinfônica de Teresina é regida pelo maestro Aurélio Melo. Ver a meninada tocando essa obra complexa é de causar emoção. Já o virtuoso violonista Turibio Santos dispensa maiores apresentações. Inusitado ouvir uma obra para orquestra em um único instrumento, que não o piano, mas no brasileiríssimo - ainda que adotado, o violão! Há que se perdoar a pequena desafinada inicial dessa orquestra tão jovem. Bravo, bravíssimo!

Sobre o autor: Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.

Sobre a obra: " Il Guarany (em português, O Guarani) é uma das óperas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. É uma ópera em quatro atos, em italiano como o libreto de Antônio Scalvini e estreou no Teatro Scala de Milão, na Itália, em 19 de março de 1870, fazendo um grandioso sucesso. A ópera Il guarany tem como maior destaque a sua abertura. Esta é até hoje muito interpretada, além de muito conhecida por ser o tema do programa a Voz do Brasil."

Sobre a orquestra: "O projeto Música Depois da Missa é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem como objetivo incrementar as manhãs de domingo, logo após as missas, com atrações culturais de qualidade e, o melhor de tudo, gratuitamente. Todas as semanas, dezenas de pessoas comparecem ao Palácio para desfrutar apresentações de grandes músicos."

Sobre Turibio: aqui e aqui. "Turibio Soares Santos (São Luís, 7 de março de 1943) é considerado um dos maiores violonistas brasileiros, ainda vivo."






Nenhum comentário: