3 de fevereiro de 2012

Hoje em Dia: Inflação de janeiro em BH é a mais alta dos últimos 10 anos

Que paulada! O janeiro/2012 fica marcado, em BH, por chuvas e inflação. Todo janeiro é assim, os preços explodem, o famoso efeito gregoriano como dizia um velho economista. A culpa do salário é recorrente.

Inflação de janeiro em BH é a mais alta dos últimos 10 anos

IPCA atingiu 2,6% no mês; custo com empregado doméstico teve a maior pressão

Tatiana Moraes - Do Hoje em Dia - 2/02/2012 - 19:51

A inflação em Belo Horizonte registrou, em janeiro, a maior alta desde novembro de 2002. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a evolução dos gastos das famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, fechou o mês em 2,6%, 0,43 pontos percentuais acima do registrado em dezembro. O custo dos empregados domésticos foi o principal vilão do mês, com elevação de 14,1%. As informações foram divulgadas ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead).


HD: Editoria de Arte

Na avaliação do coordenador da pesquisa, Wanderley Ramalho, o aumento do salário mínimo, que passou de R$ 545 para R$ 622, foi responsável pela elevação dos custos com os empregados domésticos e, consequentemente, por puxar o índice geral para cima. Continue lendo.

Nenhum comentário: