21 de abril de 2012

Carta Capital: Eclipse de Sarkozy?

Pesquisa on line do Le Monde(última notícia daquele post) (Posts relacionados)

Eclipse de Sarkozy?
21.04.2012 09:01
Gianni Carta
A diferença no primeiro turno é irrisória, mas a oposição leva no segundo com o apoio da Frente de Esquerda. Foto:Philippe Wojazer/Reuters/Latinstock - CC
Paira um ar intrigante na presidencial francesa no domingo 22, com segundo turno em 6 de maio. Legendas desde a extrema-direita até a extrema-esquerda, passando por agremiações neocentristas, consideram o fenômeno da globalização responsável pela riqueza de uma minoria – e o consequente empobrecimento de uma vasta maioria – o inimigo-mor.

Nesse contexto, o candidato socialista François Hollande estava, na quinta-feira 19, em empate técnico no primeiro turno com o atual presidente conservador, Nicolas Sarkozy. Ambos tinham 27,5% dos votos, segundo pesquisa da OpinionWay. E, segundo outra enquete de intenção de voto realizada pela Ipsos-Logical Business Consulting para o vespertino Le Monde, no segundo turno Hollande levará 56% dos votos, ante 44% para Sarkozy.

Em grande parte, a v itória de Hollande se deverá, de acordo com a Ipsos, ao apoio de Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda. Embora ele ocupe atualmente a quarta posição nas pesquisas com 14,5%, levemente inferiores aos 15,5% de Marine Le Pen, líder da legenda de extrema-direita, Mélenchon tem considerável peso.

Segundo a Ipsos, 83% de seus eleitores no primeiro turno escolherão Hollande no segundo. “Mélenchon fortalece a esquerda”, resume o filósofo Robert Redeker, do conselho editorial da Les Temps Modernes e pesquisador do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS). A CartaCapital Redeker acrescenta: “Mélenchon é bastante radical no seu discurso, mas é mais moderado na prática”. E emenda: “Lembre-se que ele pertenceu ao Partido Socialista e sabe que decepcionaria seus eleitores se fosse visto como o político que dividiu a esquerda”. Continue lendo.

Nenhum comentário: