10 de julho de 2012

Estado de Minas: PF desarticula quadrilha que aplicava golpe contra instituições financeiras em Minas

PF desarticula quadrilha que aplicava golpe contra instituições financeiras em Minas Grupo financiava veículos em nome de "laranjas" e conseguia efetuar transferências bancárias usando documentos falsos

Fernanda Borges

Publicação: 10/07/2012 08:35 Atualização: 10/07/2012 08:55


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Troco Certo para desbaratar uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra instituições financeiras. Ao todo estão sendo cumpridos 18 mandados expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte. São 9 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados estão sendo cumpridos na região de Sete Lagoas e Prudente de Morais, na Região Central de Minas.  Até o momento já foram apreendidos veículos, documentos, computadores, mídias, arma de fogo, drogas e até um colete balístico.

As investigações, que começaram há cerca de 10 meses, apuraram que a quadrilha mantinha dois núcleos distintos. O primeiro era especializado em fraudar financeiras, aplicando o golpe vulgarmente denominado “Tumulto” ou “Finan”. Segundo a PF, a fraude consiste no financiamento de veículos em nome de “laranjas” e posterior revenda dos automóveis a pessoas que não pretendem continuar quitando os financiamentos. Para o sucesso das fraudes a quadrilha utilizava documentos falsificados.

O segundo núcleo da quadrilha também se valia de documentos falsificados para fraudar instituições bancárias. De posse de uma lista contendo dados bancários e pessoais de correntistas, a quadrilha falsificava documentos pessoais e conseguia efetuar transferências bancárias se dirigindo diretamente a boca do caixa. Origem.

Nenhum comentário: