13 de junho de 2012

O Globo: Fumaça de diesel é carcinogênica, afirma agência internacional Depois de revisar estudos, instituição decide condenar queima do combustível

Fumaça de diesel é carcinogênica, afirma agência internacional
Depois de revisar estudos, instituição decide condenar queima do combustível


RIO – Depois de uma revisão dos mais recentes estudos sobre o assunto, integrantes da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês) decidiram em reunião na França declarar que a fumaça produzida pela queima de diesel é carcinogênica. Parte da Organização Mundial da Saúde, a IARC tinha abordado a questão pela última vez em 1988, quando declarou as emissões provenientes do diesel eram “prováveis” causadoras de câncer.

A reunião se seguiu à publicação de pesquisas de cientistas dos institutos nacionais do Câncer e de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA de que a fumaça do diesel é prejudicial à saúde. Embora a decisão do IARC diga respeito apenas à incidência de câncer no pulmão, a instituição também mencionou evidências de que as emissões estariam ligadas a um maior risco de desenvolver câncer na bexiga. Em uma decisão em separado, os cerca de 20 cientistas reunidos mantiveram o status das emissões da queima de gasolina como “possíveis carcinogênicas”. Continue lendo.

Nenhum comentário: