15 de junho de 2012

O Globo: Cientistas identificam possível ligação genética entre diabetes e Mal de Alzheimer

Cientistas identificam possível ligação genética entre diabetes e Mal de Alzheimer

Relação entre as duas doenças já era conhecida, mas ainda não se sabe o porquê

RIO - Sabe-se há algum tempo que pessoas com diabetes têm um risco muito maior de desenvolver o Mal de Alzheimer, mas os cientistas ainda não encontraram uma explicação para esta relação. Agora, pesquisadores americanos escreveram um artigo na revista "Genetics" afirmando que um gene do Alzheimer já conhecido também desempenha um papel importante na forma como a insulina é processada em vermes.

Especialistas em demência dizem que mais trabalhos em humanos são necessários para comprovar a ligação. O Alzheimer é a causa mais comum de demência. Há drogas que podem reduzir a progressão da doença, mas não há remédio para impedir a doença.

Uma indicação importante da doença de Alzheimer, que só pode ser vista após a morte, é a presença de placas pegajosas de proteína amilóide em porções dizimadas de cérebros. Cientistas já encontraram mutações num gene envolvido no processamento desta proteína no Mal de Alzheimer hereditário. Neste estudo, uma equipe do City College de Nova York observou um gene semelhante nos vermes nematóides (C. elegans), que são frequentemente estudados porque são um modelo útil para pesquisas com seres humanos. Os cientistas, liderados pela professora Chris Li, descobriram o gene em vermes também afetando o caminho da insulina - as reações químicas envolvidas na sua produção e processamento.

- Pessoas com diabetes tipo 2 tem maior risco de desenvolver demência. Os caminhos da insulina são envolvidos em muitos processos metabólicos, inclusive ajudar a manter o sistema nervoso saudável - explicou a professora. Origem.

Nenhum comentário: