6 de agosto de 2012

Estado de Minas: Curiosity pousa em Marte em missão de busca de rastros de vida

Uma das primeiras imagens enviadas pelo robô depois do pouso em Marte (REUTERS/Courtesy NASA TV ) - EM
Curiosity pousa em Marte em missão de busca de rastros de vida

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 06/08/2012 07:05 Atualização: 06/08/2012 07:31


PASADENA - O robô Curiosity pousou nesta segunda-feira em Marte para uma ambiciosa missão de detecção de eventuais rastros de vida extraterrestre, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) em Pasadena (Califórnia).

"Chegada confirmada", afirmou às 05H31 GMT (2H31 de Brasília) um membro da missão de controle no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, o que provocou muitos aplausos.

"Nossas rodas estão em Marte. Meu Deus!", completou, depois de receber os primeiros sinais de que o veículo, de 900 quilos, havia chegado ao planeta vermelho ao fim de uma operação de grande complexidade.

Uma segunda explosão de alegria foi registrada alguns minutos depois, quando o robô enviou a primeira fotografia, de uma clareza surpreendente, que retrata a própria sombra em solo marciano.

O presidente Barack Obama saudou a realização de uma "façanha tecnológica sem precedentes".

A expedição foi uma aposta arriscada, que precisou de um investimento de 2,5 bilhões de dólares.

O veículo-robô ("rover") foi lançado em 26 de novembro de 2011 em um foguete Atlas V 541 de Cabo Canaveral (Flórida). Nos oito meses e meio de voo, viajou 570 milhões de quilômetros.

Entre seus objetivos, a missão inclui a busca de rastros de vida passada no quarto planeta do Sistema Solar, o mais próximo da Terra. Continue lendo.

Nenhum comentário: