29 de março de 2012

Redação do REFAZENDA2010-blog: Três Meses de REFAZENDA2010-blog!

Editorial


Três Meses de REFAZENDA2010-blog

Parecia alguma coisa impossível. Na verdade nem teria razão de ser. Mas estava atravessado na minha mente uma observação que ouvira em 2009: A REFAZENDA2010 não chegaria a 2010. E é verdade, o nosso provedor encerrou as suas atividades no quarto trimestre de 2009. O Geocities adquirido pelo Yahoo lá na virada do milênio e em plena bolha da web, encerrara as suas atividades gratuitas por causa do boom das novas mídias, as famosas redes sociais.

Até tentamos o hPG e ainda mantemos basicamente uma página no XPG, mas sem o espetacular suporte do antigo Geocities. O Google mantém um serviço gratuito de hospedagem de sites, mas complicado, quase inacessível! Já o seu Blogger é diferente. Interativo e relativamente fácil de ser administrado. Tem suas, digamos, idiossincrasias, mas são contornáveis.

Muito podem perguntar, serviço gratuito por que? Bem, um domínio custa em média 10 dólares por ano. Mas fomos vítimas de uma brutal censura do parte do desgoverno mineiro e aparentemente estamos sendo novamente. Contornamos à época e contornaremos novamente! Se se tem acesso estaremos lá, de um jeito ou de outro!

Mantivemos no meio da década passada mil e poucos dias e atualizações diárias e isso com a rede dial-up! Havia dias que o PC travava mas o saudoso out look express continuava trabalhando. Não foram poucas vezes que terminávamos quase às 6:30 da manhã. E é bom lembrar que fomos o maior site pessoal da Previdência Pública. O que temos hoje é a Privataria da Previdência!

Contamos com a colaboração de vários colegas na produção de textos, artigos e divulgação do finado Portalda REFAZENDA2010. Seria injusto citar só alguns nomes.

Tivemos que aguardar um longo período de maturação até emplacarmos o nosso nome, a nossa marca. Neófitos em Internet e aproveitando um nome de chapa sindical da década de 1990, e ainda, com o empréstimo do nome da música de Gilberto Gil, esta com literalmente milhares de citações no Google, melhor, no começo, o hoje dono do mundo, trabalhava para o Yahoo. Fica fácil portanto, imaginar o longo caminho percorrido até a solidificação do termo. Hoje ao digitar refazenda, o Google já oferece a opção 2010. Tudo junto e entre aspas (“refazenda2010”) estamos com 840 citações. Já foram mais, vai saber... Sem aspas, 960. Deve ter havido alguma limpeza pelos famosos algoritmos, pois esta última andava em torno de 2000 referências. Bem, isso importa pouco, na medida que divulgamos quase que boca a boca, tête à tête.

Em um mundo de bilhões e bilhões de páginas, eventualmente aparecer em primeiro lugar dá alguns segundos de glória! Trabalhamos sem revisor e muitas vezes o português sofre. Mas o que importa mesmo é dar a notícia, postar enfim!

Por várias vezes fomos os primeiro a dar a notícia, mas depois veem os da velha mídia e tomam o nosso lugar no buscador universal...

Optamos como linha editorial o comentário curto, seco e ácido. A estrela é a Notícia, mas opinamos. Muita coisa não é publicada e fica pendente no navegador Firefox. Bem, chega a um ponto que o browser trava... Normalmente tentamos ajuntar tudo e soltamos, mas nem sempre conseguimos. O Mozilla Firefox para PC, note e netbooks é o único navegador que abre corretamente o blog! Para Android, sem flash, uma pena. Para iphone, ipad, também sem flash, o resto eu não sei.

O que sobrou do antigo portal é uma página que mais parece uma planilha. Formato inusitado e levada ao ar em 1º de janeiro de 2002. Em 2012 mostra-se uma ferramenta poderosa nos novos celulares e tablets, não precisando instalar nenhuma app cujo conteúdo já tenhamos disponibilizado! Jornais, revistas, blogs, clima, multas, 102 on line, BB, dicionário e muito mais, num clique apenas. Sem digitar nada e sem instalar nada também! Simples e direto, deixando a modéstia de lado, uma antevisão.

Hoje procuramos manter uma linha editorial com uma abrangência bem maior que o mundo corporativo. Esta etapa já ultrapassamos e está ficando ultrapassada pois a luta contra o rolo compressor do neoliberalismo há que ser muito maior e a web, por enquanto, é uma terra a ser continuamente conquistada, desmascarando os corruptos, os traidores, os lesa Pátria, a velha e podre mídia que acoberta e sustentada pelos anteriores e, principalmente, os verdadeiros donos do mundo, não da web, mas do mundo real, os bancos. Estes domam os governos e governos de qualquer matiz ideológico. No Brasil, tem-se mais donos, as operadoras de telefonia. Mas isto é uma longa história que vc, imprescindível navegante, poderá acompanhar no blog!

Muito obrigado por visitar e divulgar o blog e a Tabela de Links! Quem quiser pode cadastrar o e-mail particular. Mas nem sempre aquilo que achamos que seja importante, pode ser não relevante para os demais, por isso, evito mandar e-mails na quantidade necessária e tem gente não gosta de recebê-los. De qualquer, na medida que as condições permitam, estamos sempre atualizando!

O Editor em 29/03/2012.

Ps: Por ironia, estamos ultimando este post através da rede discada, ou dial-up, pois a rede de banda larga parou e a móvel, ficou, como de costume, imóvel...

Um comentário:

Lucas Abreu Costa disse...

Parabéns, REFAZENDA2010-Blog!!

Belo trabalho!!