13 de março de 2012

Carta Maior - Blog do Emir: Os fantasmas do passado visitam a Venezuela

Essa coisa que se recusa a morrer e ainda é apoiado por ingênuos, ignorantes políticos e econômicos, ou os mal intencionados, infelizmente ainda predomina e não só na sofrida América Latina. O que se vê na Europa é o mais sórdido e cruel exemplo de neoliberalismo apoiado no preconceito e rumando para o fascismo.

12/03/2012

Os fantasmas do passado visitam a Venezuela

A América Latina foi a região do mundo que teve mais governos neoliberais e nas suas modalidades mais radicais. Praticamente nenhum país foi poupado desses governos – com exceção de Cuba – que devastaram os direitos sociais, o potencial de desenvolvimento econômico, a soberania nacional, os Estados latino-americanos.

O neoliberalismo começou pela extrema direita – com Pinochet e sua ditadura -, mas depois se alastrou para correntes originariamente nacionalistas – como o PRI mexicano e o peronismo de Carlos Menem. Para posteriormente ser incorporado por partidos social democratas – como o Partido Socialista do Chile, a Ação Democrática da Venezuela, o PSDB do Brasil. Continue lendo.

Nenhum comentário: