24 de maio de 2012

Folha: Investidores movem ação judicial conjunta contra o Facebook

Modismo em bolsa dá em bolha! (Post relacionado)

Investidores movem ação judicial conjunta contra o Facebook

DA FRANCE-PRESSE
DA REUTERS
EM NOVA YORK


Um grupo de investidores iniciou nesta quarta (23) um processo coletivo contra o Facebook e contra grupos financeiros pela oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da companhia, com a alegação de que teriam sido prejudicados no processo da entrada na bolsa do grupo.

As ações do Facebook, que estrearam na sexta-feira (18) cotadas a US$ 38, perderam cerca de 20% de seu valor nos três primeiros dias de cotação. Na terça (22), alguns veículos de imprensa denunciaram o fato de que os três principais bancos que atuaram como agentes emissores haviam rebaixado suas previsões sobre os papéis do Facebook e teriam alertado apenas aos grandes acionistas.

O processo tem como alvo, além do Facebook, o Morgan Stanley, o JPMorgan Chase e o Goldman Sachs, entre outros, acontece em um momento no qual o Facebook e os bancos que o levaram à bolsa enfrentam muitos questionamentos sobre o processo de IPO, que resultou em uma tumultuada estreia dos papéis em 18 de maio, marcada por problemas técnicos.

A ação legal acusa os réus, incluindo o presidente-executivo Mark Zuckerberg, de esconderem "uma severa e pronunciada" redução nas previsões de crescimento da receita do Facebook, como resultado do aumento de acessos à rede social através de dispositivos móveis.

O Facebook também foi acusado no processo de dizer aos bancos que "rebaixassem materialmente" suas previsões para a companhia. Continue lendo.

Um comentário:

Lucas Abreu Costa disse...

Jogo de interesses. Briga de cachorro grande..