Barra

DESTAQUES ATUAIS: Informativo     Opinião     Miscelânea     Editorial   Colaboradores   Artigos   Compartilhe:   

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Agência Brasil: Inca identifica 19 tipos de câncer que podem estar relacionados ao trabalho

Inca identifica 19 tipos de câncer que podem estar relacionados ao trabalho

30/04/2012 - 14h41
 
Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O levantamento Diretrizes de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, divulgado hoje (30) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), identificou 19 tipos de tumores malignos que podem estar relacionados ao trabalho.

Além dos vilões já conhecidos como amianto, radiação solar e agrotóxicos, o estudo inclui 112 substâncias cancerígenas identificadas no ambiente de trabalho, como poeiras de cereal e de madeira. O estudo mostra também que os casos mais comuns da doença relacionada ao trabalho são leucemia, câncer de pulmão, no nariz, de pele, na bexiga, na pleura e na laringe.

Cabeleireiros e funcionários de salões de beleza estão entre as ocupações com alto risco de desenvolvimento de câncer, devido ao contato direto com tinturas, formol e outras substâncias químicas.

De acordo com a coordenadora do estudo, Ubirani Otero,o documento serve como alerta para a população, sobretudo, os trabalhadores e para as autoridades, que devem reavaliar as políticas públicas hoje existentes. Ela explicou que a relação câncer e trabalho no Brasil está subdimensionada, o que prejudica o plano de ação de enfrentamento ao câncer.

“É importante que o médico pergunte sobre o tipo de ocupação do paciente com câncer e que as pessoas prestem mais atenção a que tipo de substâncias estão expostos no seu dia a dia e que informem aos seus médicos sobre isso”.

De acordo com o estudo, cerca de 46% dos casos de câncer relacionados ao trabalho não são notificados por falta de mais informação a respeito. Dos 113,8 mil benefícios de auxílio-doença por câncer dados pela Previdência Social, apenas 0,66% estava relacionado como tendo relação ocupacional.

Em países com mais pesquisas sobre o tema e políticas públicas voltadas para o câncer relacionado ao trabalho, como Espanha e Itália, casos de câncer ocupacional variam entre 4% e 6% do total de cânceres e na maioria das estimativas dos países industrializados esse tipo de câncer corresponde a uma média de 5% dos casos da doença. Continue lendo.

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 16:26 segunda 30/04/2012


Se alguém suber onde exista 1 ganha um doce...
O Tempo: Orelhões da Embratel passam a fazer ligações de longa distância gratuitamente


Brizola Neto (à esq.), convidado para assumir o Ministério do Trabalho, ao lado do ex-ministro Carlos Lupi - Leonardo Carvalho - 28.jan.10/Folhapress - Folha
Tem um blog progressista cujos posts são escritos pelo jornalista Fernando Brito - Tijolaço. O dia que escreveu no seu blog, apoiou a privatização da previdência Pública e a criação do FUNPREV. Seu avô deve ter revirado na cova...

Icompetêcia ou amizade?...
Hoje em Dia: Dívida de mineradora chega aos R$ 30 mi no trimestre

Estado de Minas: Fábrica da Coca-Cola fecha na China após detecção de cloro na bebida

Estado de Minas: Cratera com 8 metros de profundidade fecha a MG-030 em Nova Lima

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 02:53 segunda 30/04/2012

Novo projeto de restauração dará às janelas do Estadual Central placas coloridas - EUGENIO Moraes - HD

domingo, 29 de abril de 2012

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 19:15 domingo 29/04/2012


Aspecto de la manifestación que en Madrid arrancó en la Plaza de Neptuno. | Alberto di Lolli - EM
El Mundo: Manifestaciones en toda España 'ante la situación de emergencia' por los recortes

Descaso, mas publicidade tem de sobra!
Hoje em Dia: Serviços públicos falham e deixam população desamparada

Estadão: CPI do Cachoeira[Especial]


"Salários chegam a R$ 30 mil por mês, dependendo do currículo"
O Tempo: Babás brasileiras têm peso de ouro nos Estados Unidos

Vídeos REFAZENDA2010-blog: Pink Floyd!

Pink Floyd, precisa dizer mais alguma coisa?!
Bom Dia!



Pink Floyd - Comfortably Numb (Live 8)

 
Pink Floyd - Dark Side Of The Moon


Time - Pink Floyd


Pink Floyd - Another Brick In The Wall (HQ)

 
Pink Floyd - Another Brick In The Wall(Live)


Vi o mundo[The Economist]: A terceira revolução industrial

Em breve teremos a popularização das impressoras 3D. Todos possuiremos uma em casa, ou quase todos. Perderemos horas tentando fazer uma xícara ou um prato, ou ainda, um objeto qualquer. Isto não será impactante. Contudo ficará mais caro do que as quinquilharias da China, por exemplo.
O problema mesmo virá quando estas grandes máquinas se tornarem comuns na indústria. E na manufatura então?... Mas é assim mesmo. A tecnologia não tem ética e muito menos, sentimentos sociais, por assim dizer. A força de trabalho com o seu enorme Exército Industrial de Reserva só tende a crescer mais.
Isto faz lembrar de uma historinha do Tio Patinhas que convocara o professor Pardal para construir uma fábrica totalmente robotizada. Não lembro do desfecho, parece que não deu certo.
Porém, sem consumidores não há consumo. Pena que esta máxima não seja tão verdadeira assim.
Alguém se lembra do chamado Milagre Brasileiro? Um mercado de 30 milhões de consumidores para um população de 90 milhões de pessoas ou algo assim. É a lógica da exclusão!

Ilustração da matéria original em The Economist


Vídeo da BBC postado pelo Azenha - Vi o Mundo
Dica: No vídeo, dê uma pausa, clique em CC, transcrever audio, e após, escolha a legenda seu idioma.

24 de abril de 2012 às 19:55

Economist: A terceira revolução industrial

A digitalização da manufatura vai transformar a forma com que as coisas são feitas — e mudar as políticas de emprego, também

A primeira revolução industrial começou no Reino Unido no fim do século 18, com a mecanização da indústria têxtil. Tarefas feitas laboriosamente pelas mãos, antes, por centenas de tecelãs, foram juntadas em um único moinho de algodão, nascendo assim a indústria. A segunda revolução veio no século 20, quando Henry Ford dominou a linha de montagem móvel e trouxe a idade da produção em massa. As duas primeiras revoluções tornaram as pessoas mais ricas e urbanas. Agora uma terceira revolução está em andamento. A manufatura está se tornando digital. Como o relatório especial desta edição destaca, isso poderia mudar não apenas os negócios, mas muito mais.

Um número de notáveis tecnologias estão convergindo: software engenhoso, novos materiais, robôs mais capazes, novos processos (notadamente a impressão tri-dimensional) e toda uma gama de serviços baseados na rede. A fábrica do passado era baseada na produção de zilhões de produtos idênticos: Ford famosamente disse que os compradores de automóveis poderiam escolher qualquer cor, desde que fosse o preto. Mas o custo de produzir quantidades menores com maior variedade, com cada produto desenhado para atender aos desejos de cada consumidor, está caindo. A fábrica do futuro vai focar na customização em massa — e pode ficar muito mais parecida com aqueles teares individuais do que com a linha de montagem do Ford.

Rumo à terceira dimensão

A velha forma de fazer as coisas envolvia muitas partes, além de parafusos ou solda para juntá-las. Agora um produto pode ser desenhado por um computador e “impresso” numa impressora 3D, que cria um objeto sólido construído através do acúmulo de camadas sucessivas de matéria prima. O design pode ser modificado com apenas alguns toques no mouse. A impressora 3D pode funcionar sem supervisão humana e pode fazer coisas que eram muito complexas para as linhas de montagem tradicionais. Em algum tempo, estas máquinas impressionantes poderão fazer qualquer coisa, em qualquer lugar — da garagem de casa ao vilarejo da África.

As aplicações da impressão em 3D são especialmente intrigantes. Os aparelhos contra a surdez e as peças de alta tecnologia de jatos militares já têm sido impressas de forma customizada. A geografia das cadeias de fornecimento será transformada.  Um engenheiro que trabalha no meio de um deserto e sentir falta de alguma ferramenta não precisará encomendar para entrega na cidade mais próxima. Ele pode fazer o download do design e mandar imprimir a ferramenta. Os dias de um projeto paralisado por causa de uma peça ou de um kit, ou de consumidores que reclamam por não encontrar peças de reposição, vão ficar para trás. Continue lendo.

sábado, 28 de abril de 2012

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 23:21 sábado 28/04/2012

Notícias de hoje mais uma resenha do que faltou, nos últimos dias!

Destaco: "Siderúrgica recuou da intenção de ampliar a mineração na Serra de Casa de Pedra, que integra o cenário dos profetas de Aleijadinho"
Hoje em Dia: CSN nega interesse em minerar no Morro do Engenho, em Congonhas

(Caso Cachoeira) (Gurgel)
Correio Web: CPI de Cachoeira quer começar investigações por procurador-geral

 
A Rainha do Brasil...
Andressa Alves Mendonça, 30, mulher de Carlinhos Cachoeira - Lula Marques/Folhapress - Folha
Recreación de un impacto en la Luna.| Don Davis. |'Nature' - EM

OP
Outras Palavras[Mark Weisbrot, The Guardian]: Por que Buenos Aires enlouquece a mídia


Juros do Cheque Especial em dois tempos: Usura crescente!

25/04/2012 - Agencia Brasil: Juros do cheque especial sobem em março para 185% ao ano

27/11/2002 - Agência Brasil: Juro do cheque especial manteve-se estável em outubro (158,5 ao ano)


Destaco: "Enquanto o país inteiro se alegra com a redução nas taxas de juros, o Jornal Nacional toma as dores dos únicos que lamentam essa queda, bancos e seus acionistas, especialmente o Bradesco, principal anunciante do telejornal da Globo."
Vi o mundo[blog do Mello]: A ameaça sinistra à poupança

O Tempo: Governo manobra para não investir em saúde e educação[MG]

Não custa lembrar o que já dissemos antes: "O governo é do e para os amigos, a parte que cabe ao Povo são duas: Votar e pagar os tributos para o sustento da farra da canalhada!"

Acordo

Ajuste. Governo Anastasia foi beneficiado pelo relator Mauri Torres, mais recente conselheiro eleito - PEDRO SILVEIRA - 3.12.2008 - OT
Governo manobra para não investir em saúde e educação

Ajustamento de Gestão estabelece escalonamento das aplicações até 2014

ISABELLA LACERDA

Publicado no Jornal OTEMPO em 28/04/2012


O governo de Minas não pretende cumprir os índices mínimos constitucionais, de 25% da receita corrente líquida aplicados na educação e de 12% na saúde, até 2014. A aplicação da receita abaixo do mínimo determinado pela Constituição Federal recebeu aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na última quarta-feira, por meio de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

De acordo com o termo, proposto pelo o governo estadual e aprovado pelo TCE, a administração estadual vai cumprir metas escalonadas das receitas até conseguir alcançar o mínimo exigido pela Constituição, o que só deve acontecer em 2014.

Na saúde, os índices de investimento serão de 9,68% da receita neste ano, 10,84% no ano que vem e, finalmente, os 12% exigidos por lei em 2014. Na área da educação, os índices ajustados são 22,82% para 2012, 23,91% para 2013 e 25% apenas daqui a dois anos.

Editoria de Arte - O Tempo


Para o professor e especialista em direito constitucional e administrativo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Fernando Horta Tavares, o acordo entre o Executivo mineiro e o TCE é irregular e, claramente, fere a Constituição.

"Estamos tratando de duas questões que mexem diretamente com a população mineira, que são a educação e a saúde, garantias básicas do Estado. Ao permitir que o governo espere até 2014 para cumprir com o que define a Constituição, o tribunal está infringindo uma lei", afirmou. Continue lendo.

Redação do REFAZENDA2010-blog: Exclusivo - O Deitar e Rolar não 'rolou' mas na Cidade Nova a pm fechou a rua... Com o Estado de Minas

Mesmo assim, ou se perdemos o mais tarde, prevalecem as denúncias do post anterior!

Fotos do antes (em torno de 12:45)



As fotos do depois ( um pouco antes das 13:30 )

 

Mas quem estava lá?...


  Fotos exclusivas REFAZENDA2010-blog 28/04/2012

Vídeo Exclusivo REFAZENDA2010-blog 28/04/2012

Mas se este evento, até onde sabemos, não rolou, um outro não rolou porque a PM fechou a rua! Simples assim...


Grupos de adolescentes chegaram a ir ao local, mas foram embora ao ver a rua fechada - Tulio Santos/EM


Definitivamente, BH, a cidade do Não Pode!

Denúncia! CMI: (BH-MG) - Deitar e rolar na grama: mais que um direito! Mais Redação do Refazenda2010-blog com webcam da BHTRANS ao vivo!

BH, a cidade do Não Pode!

CMI

(BH-MG) - Deitar e rolar na grama: mais que um direito!

Por Curral sem cercas 27/04/2012 às 20:34

Por: Rafa.


No último domingo, dia 22 de abril, durante o Festival Palavra Som, realizado na Praça Floriano Peixoto, vivemos uma triste e indignante situação. O estudante de arquitetura Fernando Soares, Joviano Mayer, advogado, e eu fomos presos de forma violenta e autoritária pelo simples fato de Fernando ter sentado no gramado da praça projetado para fins de uso. Essa mesma área encontrava-se cercada sem motivo fundamentado.

Permanecemos, os três, algemados por quase três horas e incomunicáveis numa delegacia civil da cidade tendo vários de nossos direitos negados. Nessa mesma delegacia permanecemos até às cinco e trinta da manhã quando finalmente fomos liberados após darmos nossos depoimentos ao delegado de plantão. Foram mais de oito horas de detenção! Continue lendo.


Imagem da webcam da BHTRANS, do local, atualizada a cada 4 minutos. Vá lá que a câmera vire...


webcam BHTRANS ao vivo

Vídeos REFAZENDA2010-blog: O Inusitado - Tocata e Fuga com os pés! E ainda, garota de 10 anos canta Adele.

Pouco importa a maneira e de que jeito, Tocata e Fuga é maravilhosa sempre! E iniciativas como estas aproximam a população para a chamada música erudita. No segundo vídeo uma menina de 10 anos e seus 2 irmãos arrebentam com Adele( 1 e 2 ) com grupo Vazquez Sounds!

CLASSICAL MUSIC: tocando música com os pés

 
Menina de 10 anos cantando Adele vira famosa.


Fotos de uma farra em Paris: Sérgio Cabral e Cavendish da Delta

O governo é do e para os amigos, a parte que cabe ao Povo são duas: Votar e pagar os tributos para o sustento da farra - não só ou esta aí abaixo, café pequeno - da canalhada! Pelo menos, quando os inimigos se digladiam as maracutaias aparecem e isto é muito bom para se esclarecer a população!(Caso Cachoeira)

Em clima da "boquinha da garrafa", Cabral e Cavendish dançam na porta do Hotel Ritz, enquanto os amigos caem na gargalhada - Blog do Garotinho

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Brasil247: íntegra do inquérito do STF contra Demóstenes mais Agência Brasil


247: íntegra do inquérito do STF contra Demóstenes

Exclusivo: 247 publica documento encaminhado na tarde desta sexta 27 pelo ministro Ricardo Lewandowski à CPI do Cachoeira e ao Conselho de Ética do Senado; segredo de justiça que agora não é mais; diálogos em profusão; confira

27 de Abril de 2012 às 17:41

247 com Agência Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski atendeu ao pedido da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira e decidiu compartilhar, com a comissão, o inquérito de número 3.430, que investiga o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O documento pode ser lido aqui. Continue lendo.

Agência Brasil: Supremo decide fornecer inquérito contra senador Demóstenes Torres para CPMI do Cachoeira

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 18:47 sexta 27/04/2012

JB: Com blindagem da Alerj, Sérgio Cabral evitou investigação da Delta no Rio

Estadão: Desemprego na Espanha sobe para 24,44% no 1º trimestre


Descaso

Hoje em Dia: Falta gelo para retirada de medicamentos para hemodiálise

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 11:12 sexta 27/04/2012



Acidente com caminhão e seis carros matou dois na Serra (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS) - G1
G1: Acidente entre carros da imprensa e caminhão causa duas mortes, diz PM


Fica no Rio, Aécio!
Destaco: "Senador mineiro toca no ponto frágil da candidatura de José Serra em São Paulo, ao dizer que ele poderá, pela segunda vez, abandonar a prefeitura; ao mesmo tempo, sinaliza que deverá tentar a volta ao Palácio da Liberdade, em vez de disputar a presidência da República"
Brasil247: Aécio rifa Serra em São Paulo e se afasta de 2014

O Globo: Chávez piora e médicos do Brasil deixam equipe, diz jornalista

E  o globo continua matando o Chávez. Pura obsessão fascista. Canalhas!(Post relacionado)

Chávez fala com representantes de seu gabinete ao chegar a Caracas na madrugada do dia 26 de abril Palácio de Miraflores/Divulgação/Reuters - 26/04/2012 - o globo

DoLaDoDeLá: ACM Neto, o grampinho

Como toda a mídia, os blogs vão repetindo, somando, comentando e divulgando aquilo que interessa. Nos blogs, em princípio, não se usa agência de notícias. Publica-se alguma informação de primeira ou repercute-se ou ainda e principalmente, contesta-se o que foi publicado pela velha e podre mídia.

O jornalista Marco Aurélio Mello, homônimo do ministro do STF, publicou no seu DoLaDoDelá, o vi o mundo do Azenha, repetiu e o CAf do PHA também, que herdamos a charge do insuperável Bessinha. Nós continuamos ainda ao estilo da finada REFAZENDA2010, hoje, um pouco mais do que um clipping. Assim é que funciona!

Jornalista-blogueiro Marco Aurélio Mello

ACM Neto, o grampinho

 
DoLaDoDeLá




Lembrei-me do episódio que narro abaixo depois de ver a notícia de que o deputado vai se candidatar à prefeitura de Salvador. E, segundo o presidente do DEM, senador Agripino Maia, ACM Neto é o fato novo do partido, com potencial para se projetar nacionalmente e reerguer a combalida legenda. Pois bem, vamos aos fatos.

Minha chefe me convoca para ir a Brasília. Pergunto se sou obrigado e ela responde que sim, que todos os editores do Jornal Nacional em São Paulo (são quatro ao todo, um por semana, sendo três mulheres e eu). Quero saber se preciso ser o primeiro da fila. Ela responde que não, que conversará com as outras editoras e decidirá quem vai primeiro. Peço para, se possível, ficar por último. Estamos em setembro de 2005.

A primeira colega foi, passou uma semana e voltou, desamparada. A segunda também seguiu para lá e voltou desmilinguida. A terceira editora entrou em licença médica. Assim, sobrou para mim. Comprei uma caixa de Passiflora (calmante natural de Maracujá) e segui viagem. Era para ser uma semana, mas fiquei duas. Entrava ao meio-dia e saia depois que o Jornal da Globo terminava, não raro depois da uma.

Minha tarefa era reforçar a edição do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, mas como chegava antes do Jornal Hoje ainda ajudava a coordenar entradas ao vivo, isso quando não editava alguma matéria bruta para eles também. Resumindo: trabalho semi-escravo, desumano.


A capital federal ardia com duas CPIs simultâneas: a dos Correios (Mensalão) e a dos Bingos, apelidada de "Fim do Mundo", de tão ampla. Investigou os assassinatos dos prefeitos petistas de Campinas, Toninho do PT, e de Santo André, Celso Daniel; a “máfia do lixo” em Ribeirão Preto; o escândalo da Loterj;  a renovação do contrato entre a multinacional GTech e a Caixa Econômica Federal para loterias; os dólares de Cuba para a campanha de Lula; a máfia do apito no Brasileirão, e por aí foi... Continue lendo


Bessinha no CAf do Paulo Henrique Amorim
CAf: Como o jn trabalha com os detritos sólidos

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 02:06 sexta 20/04/2012

(Post anterior)

Não há porquê manter a exclusividade para as farmácias, nos medicamentos livre de prescrição. Lobby da indústria, com certeza. Há que se considerar que a automedicação só prospera pela eterna falta de médicos, especialistas então...

Tem vetar mesmo, a matéria vem correndo há cerca de 16 anos. Bem, tem a base. A base parlamentar que sempre cobra caro pelo apoio. Canalhas!

Hoje em Dia: Estudo revela armadilhas e a péssima qualidade das calçadas em BH, mais O Tempo

Buracos nas ruas, buraqueira nos passeios. Bem, como de praxe, às vésperas de eleições, ruas e avenidas privilegiadas estão recebendo asfalto novo. Poucas vias, muito poucas! Para pessoas com alguma limitação, idosos, crianças e as que calçam salto alto, um inferno!

Estudo revela armadilhas e a péssima qualidade das calçadas em BH

Especialistas avaliaram irregularidades no piso, largura, acessibilidade, iluminação, sinalização e paisagismo em 12 capitais

Mangabeiras: principais problemas em BH foram encontrados na zona Sul de BH - FLÁVIO TAVARES - HD

Redação do Refazenda2010-blog: Estudantes chilenos fazem protesto gigante; com Agência Brasil, EMOL, UOL(vídeos), foto O GLOBO

Muitas vezes é difícil analisar uma notícia em sua inteireza. Isto piora quando o eventos ocorrem fora do país. A população chilena optou pelo retorno da direita e por extensão, o acirramento do neoliberalismo. Os estudantes enfrentam e não é de hoje, o governo de Piñera. O El Mercúrio(EMOL) mostra um vídeo light, antes do evento. O UOL pela AFP mostra a realidade após a manifestação. Talvez a Agência Brasil retrate melhor os fatos! A universidade pública chilena é paga e cara, e os estudantes de lá enfrentam o governo, quase que semanalmente!(Principais posts relacionados: 1 e 2)

O Globo










Não é a primeira vez que ele promete isto!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

El Mundo: Operación Bin Laden: 'Entrar, capturar'

Publican un documento de la CIA

Operación Bin Laden: 'Entrar, capturar'

Bin Laden antes de ser capturado en su refugio de Abbotabad. | Reuters - EM
Efe | Nueva York

Actualizado jueves 26/04/2012 21:22 horas


La revista estadounidense 'Time' ha publicado el memorando escrito por el entonces director de la CIA, Leon Panetta, después de recibir luz verde del presidente, Barack Obama, para lanzar una operación militar secreta para "capturar" a Osama Bin Laden que terminó con la muerte del líder de Al Qaeda en 2011.

"Recibida una llamada de teléfono de Tom Donilon (el asesor de Seguridad Nacional de la Casa Blanca), quien dijo que el presidente (Obama) ha tomado una decisión en relación a AC1 (Complejo de Abbottabad 1). La decisión es proceder con el asalto", escribió Panetta en un memorando de su puño y letra fechado el 29 de abril del pasado año.

En el documento publicado por la revista, el entonces director de la Agencia Central de Inteligencia asegura que la instrucción de la Casa Blanca es "entrar" en el complejo residencial de Abbottabad (Pakistán) y "capturar" a Bin Laden, y ordenaba "salir" del lugar en el supuesto caso de que el líder de Al Qaeda no estuviera en su interior.

Bin Laden murió el 1 de mayo de 2011 por los disparos que recibió en la cabeza y el pecho en una operación con helicópteros de un grupo de élite cuyos agentes irrumpieron en la residencia donde se ocultaba el líder de la organización terrorista en Abbottabad, una localidad de montaña en las cercanías de Islamabad (Pakistán). Continue lendo.

Foto BBC Brasil: A Piada do dia!

Povoado tem placas de boas vindas constantemente arrancadas por turistas - BBC Brasil

Agência Brasill: Sistemas de cotas é considerado constitucional por maioria do Supremo

Mais do que necessário, justo!

Sistemas de cotas é considerado constitucional por maioria do Supremo

26/04/2012 - 18h16
 
Daniella Jinkings

Repórter da Agência Brasil

Brasília – A reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais foi considerado constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Cezar Peluso foi o sexto a votar favoravelmente e, com isso, garantiu a legalidade do sistema de cotas nas universidades públicas.
“Não posso deixar de concordar com o relator que a ideia [cota racial] é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado”, disse Peluso.
Além dele, os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa se posicionaram pela constitucionalidade do sistema. Mais quatro ministros ainda irão votar – Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e Carlos Ayres Britto. Os votos já dados ainda podem ser mudados enquanto não for concluído o julgamento, entretanto, o resultado é considerado praticamente certo.
O ministro Antonio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros, somente dez participam do julgamento.
Para o partido Democratas (DEM), autor da ação que questiona as cotas raciais para ingresso na Universidade de Brasília (UnB), esse tipo de política de ação afirmativa viola diversos preceitos fundamentais garantidos na Constituição.
A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva 20% das vagas a candidatos que se autodeclaram negros (pretos e pardos). Origem.

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 16:46 quinta 26/02/2012


Hipótese de crime foi descartada- Divulgação - OT


Destaco: "A taxa de desemprego de março subiu para 6,2%, ante 5,7% registrados em fevereiro. Apesar de ser o quarto mês de alta do desemprego (que, em dezembro, estava em 4,7%), esta é a menor taxa para março desde 2002"(gm)
Folha: Desemprego sobe para 6,2% em março, segundo IBGE 
Editoria de Artes - OT

Tudo advindo deste desgoverno há que se desconfiar! 
O Tempo: Governo propõe mudança na carreira de servidor público

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 01:55 quinta 26/02/2012


REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 01:44 quinta 26/02/2012



quarta-feira, 25 de abril de 2012

REFAZENDA2010-blog: Notícias da Hora 05:48 quarta 25/04/2012




Espera-se que o metrô saia antes do século XXII!



O deputado Odair Cunha (foto) enfatizou que o objeto da investigação são as ações de Cachoeira e não o governo, mas que conduzirá o trabalho “doa em quem doer” - CB



Manning poderá ser libertado, caso o juiz aceite o pedido dos advogados de defesa - CB
Correio do Brasil: Advogados de Manning, acusado de vazar informações ao WikiLeaks, pedem anulação completa do caso

Atualização às 05:58 

"Geovani Pereira é considerado o arquivo vivo das movimentações do esquema do contraventor"


ESTADÃO: Foragido, tesoureiro de Cachoeira quer falar na CPI para 'cooperar'
 
O escritor JT Palhares retorna ao blog. Agora com o texto: Só os Radicais são Livres! Excelente leitura.

TENTAZIONI DE SANTO ANTÔNIO - Gottardo Ciapanna


SÓ OS RADICAIS SÃO LIVRES


Um povo é o rodeio da natureza para chegar a seis ou sete grandes homens. Sim, e para depois evitá-los.

Nietzsche


De acordo com o Princípio da Incerteza de Heinsenberg, é impossível se determinar a posição de um elétron; no máximo, o que os físicos quânticos podem fazer a respeito é calcular a probabilidade de sua trajetória. Quando desgarrado da partícula, além da incerteza de sua órbita, o elétron solitário passa a roubar elétrons das moléculas vizinhas. A molécula que perde um elétron reestabelece seu par roubando o elétron do vizinho, e assim sucessivamente -— dando origem aos radicais livres.

Também os radicais do gênero humano, mesmo rodeados de gente, estarão sempre solitários no seio da cultura. Os radicais livres do corpo manifestam-se em decorrência de uma vida desregrada. Do mesmo modo, os radicais da sociedade surgem em ambiente conturbado. Em lugar de uma vida recolhida, os radicais apresentam-se para a desgastante tarefa de revolucionar o mundo, transformando primeiro a si mesmos.

Se Jesus, o primeiro dos radicais, tivesse dado ouvidos aos Fariseus, provavelmente não teria morrido na cruz, e sim de velhice, pescando tranquilamente no mar da Galileia, como se deu no filme “A última tentação de Cristo”.

Nelson Mandela preferiu passar vinte e sete anos na cadeia a aceitar o regime do apartheid. Livre, divorciou-se da mulher e casou-se com a Presidência da África do Sul. Marx, que nunca trabalhou, revolucionou o mundo teorizando sobre as relações entre o Capital e o Trabalho. Morreu na miséria, sem nunca ter apertado o parafuso de uma máquina.

Ainda que um grande homem só apareça a cada cem anos, a receita para se transformar em um deles pode ser adquirida em qualquer banca de revistas. Procure algo com o título “Como se Tornar um Novo Homem”; se você for mulher, é só trocar o gênero do título.

Porém, o que distingue o homem de verdade de um artista que rebola na televisão é sua vontade inabalável. Para o homem, grande, médio ou pequeno, cada dia é uma batalha; o pior inimigo mora dentro de nós mesmos. Experimente traçar qualquer meta para sua vida, por mais idiota que lhe pareça ser, tal como parar de comer batatinha frita, deixar de fumar, emagrecer, abster-se de álcool, virar vegetariano, ou até mesmo promover uma cruzada contra a Coca-Cola, qualquer coisa em que você acredita: já dizia Sartre que “até a decisão de não fazer uma escolha é uma escolha”.

Para Nelson Rodrigues, todo líder era um canalha. E para comprovar sua tese, o anjo pornográfico propunha-nos a seguinte experiência: “– ponham um santo na primeira esquina. Trepado num caixote, ele fala ao povo. Mas não convencerá ninguém, e repito: – ninguém o seguirá. Invertam a experiência e coloquem na mesma esquina, e em cima do mesmo caixote, um pulha indubitável. Instantaneamente, outros pulhas, legiões de pulhas, sairão atrás do chefe abjeto”.

Steve Jobs foi um canalha, gênio da informática, líder empresarial ou apenas um chefe babaca? Difícil definir. Há versões para todos os fãs e críticos dos produtos Apple. Se todo líder é um canalha, o radical está mais para o tolo na colina: louco, ingênuo. A princípio, como se fosse um espelho refletindo a si mesmo, o radical não quer liderar ninguém, o radical não quer transformar o mundo exterior.

— Deixe tudo e me siga.

— Que garantia você me oferece? — perguntaria o homem comum ao Mestre.

— Se você precisa de garantia, procure no supermercado.

Disposto a buscar a raiz das questões, o radical abre túneis no subsolo de nossas certezas. Como se antevesse o que está por vir, inconformado com as explicações aclamadas pela tradição, a linguagem das palavras não lhe seria suficiente para explicar o mundo que ele traz em mente. Os radicais são visionários; expressam-se para atingir o inconsciente por meio da arte, música, gestos, parábolas, aforismos, ditirambos, fé, crença, amor e poemas. “No conformismo da Academia”, dizia Nietzsche, “nenhuma verdade completamente radical é possível”.

O mergulho na incerteza é alimento para o espírito livre. Como se dá com o elétron desgarrado da molécula, é difícil precisar o próximo passo do humano radical. Quantas vezes os seguidores de Ghandi imploraram para que ele se alimentasse?

Jejuando, o Mahatma dominava a si mesmo — domando seu egoísmo, disciplinando a própria vontade, ninguém poderia governá-lo, a não ser ele mesmo. Enquanto Freud baforava o seu charuto, o carretel de fumaça que embaçava o conhecimento da mente humana dissipava-se diante de seus olhos.

Seja na teimosia pacifista de um Mahatma, no naturalismo utópico de um Henry David Thoreau, ou na fixação sexual de um Freud, a diferença entre um grande homem e o homem médio é que o primeiro cultiva sua imperfeição ao extremo, enquanto o “normal” se envergonharia por não ser igual aos demais. Foi com gestos simples, o radicalismo da não-violência, e não por se adaptar aos termos propostos pelos ingleses, exortando o povo da Índia à resistência pacífica, fazendo sal ou tecendo as próprias roupas, que Ghandi torceu a espinha do Império Britânico.

A qualificação do que se enquadra como defeito ou virtude fica a critério dos padrões estabelecidos pelas castas dominantes: na interpretação moral dos fenômenos, a eterna luta entre Apolo e Dionísio. O mundo de hoje nos quer todos iguais: sarados, esquálidos, antenados, globalizados, belos e educados. Contudo, as personalidades veneradas da história, cada uma em seu tempo e à sua maneira, eram homens atípicos, trágicos, radicais ao extremo.

Tiradentes subindo os degraus da forca: um símbolo da liberdade tardia ou uma ameaça aos interesses da Coroa? Depende do distanciamento histórico, da necessidade do momento e dos Interesses de Estado, como, por exemplo, a morte de Tancredo Neves no dia 21 de abril de 1985 (ah, conta outra, Tancredo já estava morto quando sua morte foi anunciada, e Tancredo nunca foi um radical).

Nietzsche, que durante toda sua vida foi desprezado pela Academia, dizia ter um medo terrível de um dia ser declarado santo. Os radicais são tão odiados que normalmente são eliminados. Como as baratas. Foi assim com Ghandi, com Sócrates, com Cristo e com tantos outros menos amados.

Um homem que vive radicalmente incomoda muita gente; montado em um elefante, com um martelo na mão, destruindo todos os símbolos de consumo, o radical incomoda muito mais. Não fosse pelos loucos visionários, esse mundo cão não teria a menor graça. Se os radicais saíssem de suas tumbas, nós os assassinaríamos de novo, quantas vezes fosse preciso, “nada pessoal”, diria Capone. “São apenas negócios”.

Em nome da propaganda oficial — um símbolo para se fundar uma igreja, o slogan para uma bandeira, religião, o mote para fundar um partido político, uma marca de calça jeans —, o homem radical é mais útil para a Cultura depois de morto. Do alto de sua ironia, a Esfinge cospe um novo enigma: o homem morre e acaba ou cada morte individual é o melhor adubo para a vida da cultura? Morre o homem para passar a viver na eternidade do corpo e da cultura? Ou morre a cultura em cada corpo que se deteriora?”, questiona Cleide Riva Campelo em Cal(e)idoscorpos, um estudo semiótico do corpo e seus códigos.

Para servir de estátua, argamassa, pedra, alicerce na construção de um novo templo, as mudanças de paradigma requerem um novo homem. Contudo, para que o novo homem possa nascer, de forma que tudo continue como antes, não há outra saída: há que se encontrar um radical para ser executado.

No seio da Cultura, o novo homem já nasceu póstumo. Quantos Francelmos terão que atear fogo ao próprio corpo para que a preservação da flora e da fauna seja mais importante do que a instalação de usinas de álcool no Pantanal Mato-Grossense?

O mundo muda, mais pela visão dos radicais do que pela obediência dos normais. Só os radicais são livres.

JT Palhares em 24/04/2012