Barra

DESTAQUES ATUAIS: Informativo     Opinião     Miscelânea     Editorial   Colaboradores   Artigos   Compartilhe:   

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Colaboradores XVII: Necropolítica Colonial

Necropolítica Colonial

O Grito - Edvard Munch - Imagem da Web
A necropolítica, que dizima os indígenas, retira os direitos trabalhistas, aumenta o preço dos alimentos, gás e gasolina, aumenta a violência urbana, polui rios e mares, agride as matas, autoriza garimpos, boiada e mineração em áreas de preservação, beneficia os milionários megaempresários, banqueiros e latifundiários, está destruindo todo um processo democrático conquistado com muitas lutas por direitos durante anos.

O Brasil está um caos. As ruas temerosas. Carência de tudo o que se possa imaginar. O próximo presidente terá um desafio imenso para tentar reconstruir quatro anos de destruição, ou, a depender do eleito, enlamear mais ainda o país. Um país vendido, a velha colônia. Tudo parece irrecuperável.

O neoliberalismo, o Estado mínimo, o sucateamento do serviço público, o aumento expressivo da pobreza e a privatização de bens importantes do país, vendidos à valores irrisórios, apontam o fim da democracia e uma nova ditadura, cuja máscara não disfarça mais. O povo parece cansado e foge à luta.

A passividade diante do caos é um indício de falta de perspectiva de melhoria. "Todo ano tem eleição e continua a mesma porcaria", ouvi de uma moça esperando no ponto de ônibus, ônibus que nunca chegava. E aí? Aí que eu não sei.

06/05/2022 - Marie S.

2 comentários:

Enfermagem com Saúde disse...

O pleito de 2018 elegeu o responsável por todas estas mazelas com 55,13% dos votos válidos em segundo turno. O pior é que ainda existe "mulas sem cabeça", acreditando em falácias em prol da família, da moralidade e honestidade deste governo, apesar de todas as evidências!

Cristina disse...

Escritora brilhante..
Que Deus abre os olhos dessas " mulas".